Pôsteres selecionados

A ciência dos dados: pavimentando o caminho para produção científica no século 21
Job Diógenes Ribeiro Borges
Universidade Estadual de Maringá

RESUMO:
Este trabalho tem como objetivo discutir sobre Dados Abertos e Reprodutividade, questões essas que tem provocado mudanças sobre as exigências e critérios editoriais de publicações científicas, como também causando alterações nos requisitos exigidos por financiadores de pesquisas. Na introdução discute-se qual o significado disso para as pesquisas no mundo acadêmico. Depois apresenta-se um panorama simplificado e comum às Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) sobre as questões de dados e produção científica. E então sugere-se um projeto estratégico que visualiza essas questões de forma ampla e que possa atender às múltiplas demandas de forma consistente e pragmática.


Produção científica dos professores da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG): desenvolvimento de um site para divulgação
Angela Maria de Oliveira, Ivani da Silva, Walison Aparecido de Oliveira
Universidade Estadual de Ponta Grossa

RESUMO:
Este trabalho tem como objetivo demonstrar o desenvolvimento de um site que apresenta a produção científica dos professores da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Os dados foram retirados  dos currículos dos professores na Plataforma Lattes. O conteúdo do site está  dividido por Setores de Conhecimento (Ciências Agrárias e de Tecnologia, Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Exatas e Naturais, Ciências Jurídicas, Ciências Humanas, Letras e Artes e Ciências Sociais Aplicadas)  e Programas de Pós-Graduação (Agronomia, Bioenergia, Ciências Biológicas, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Ciências, Ciências Farmacêuticas, Ciências Sociais Aplicadas, Computação Aplicada, Educação, Engenharia e Ciência de Materiais, Engenharia Sanitária e Ambiental, Ensino de Física, Geografia, Historia, Jornalismo, Linguagem, Identidade e Subjetividade, Odontologia, PROFMAT, Química e Química Aplicada. Os Setores do Conhecimento foram subdivididos por departamentos. Para gerar os currículos lattes foi utilizado o ScriptLattes V8.10 e o Web ScriptLattes (WSL). O site se apresenta como um importante canal de divulgação da produção científica dos professores da UEPG. A perspectiva futura é o desenvolvimento de um portal  para análises bibliométricas dessa produção.


Principais serviços bibliométricos para o apoio à pesquisa: um panorama em bibliotecas universitárias
Ana Paula Medeiros Magnus, Vanessa Pinent, Isabel Merlo Crespo
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

RESUMO:
A bibliometria é uma prática consolidada pelas comunidades acadêmico-científicas para o estudo quantitativo da produção, disseminação e uso da informação científica. O presente estudo tem como objetivo identificar na literatura as experiências de bibliotecas universitárias em oferecer serviços bibliométricos. Na literatura identifica-se uma tendência a ampliar o uso da bibliometria nas bibliotecas acadêmicas através da disponibilização de serviços bibliométricos. A partir de um levantamento realizado em sites de bibliotecas universitárias brasileiras, constatou-se que poucas abordam a bibliometria em sua cartela de serviços oferecidos aos usuários. Com base nessa premissa, realizou-se levantamento bibliográfico em quatro bases de dados: Library and Information Science Abstracts (LISA), Information Science and Technology Abstracts (ISTA), Web of Science (WoS) e Scopus. Conclui-se que para a implementação deste tipo de serviço é necessário identificar e avaliar as necessidades dos pesquisadores para contribuir de forma efetiva na divulgação da produção científica, visibilidade e impacto das pesquisas e da Universidade.


Os desafios da curadoria digital diante do fenômeno da internet das coisas
Bruno Pacheco Coelho Leite
Universidade Federal do Espírito Santo

RESUMO:
Este trabalho apresenta uma discussão preliminar sobre a curadoria digital no âmbito da internet das coisas. Aponta sobre a importância de se considerar que o percurso histórico da humanidade sempre esteve ligado a busca contínua por novas tecnologias no intuito de aperfeiçoar sua qualidade de vida no que tange sua comunicação e prosperidade. As discussões praticadas indicam a necessidade de se realizar investigações que abordem temas como rede, interatividade, imaterialidade e virtualidade. Alerta que a obtenção e uso dos dados científicos tem se tornado dispendioso diante do imenso volume que é gerado. Além disso, relata que a produção e disseminação desses ativos tem demandado outros tipos de habilidades cognitivas e operacionalizações dos profissionais da informação. Reconhecendo esses novos hábitos, o estudo direcionou questões envolvendo a internet das coisas com a intenção de lançar reflexões sobre a necessidade de instrumentalizar a gestão dos dados científicos diante do fenômeno da internet das coisas.